Lições Bíblicas CPAD
Adultos
4º Trimestre de 2015
Título: O começo de
todas as coisas — Estudos sobre o livro de Gênesis
Comentarista: Claudionor de
Andrade
Lição 4: A Queda da
Raça Humana
Data: 25 de
Outubro de 2015
TEXTO ÁUREO
“Pelo que, como por um homem
entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a
todos os homens, por isso que todos pecaram” (Rm 5.12).
VERDADE PRÁTICA
O pecado de Adão trouxe-nos a morte,
mas a morte de Jesus Cristo garante-nos a vida eterna e plena comunhão com
Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Gn 3.1-24
A triste história da Queda pelo
pecado do homem
Terça — Rm 5.12,13
A Queda do homem trouxe o pecado e a
morte
Quarta — Rm 3.23
Em Adão, todos os homens pecaram e
foram afastados de Deus
Quinta — Gn 3.15
Em sua misericórdia, Deus faz uma
promessa de salvação
Sexta — Jo 3.16
Deus proveu salvação para toda a
humanidade
Sábado — 1Co 15.45-47
Jesus, o segundo Adão, veio libertar
o homem do pecado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 5.12-19.
12 — Pelo
que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim
também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13 — Porque
até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo
lei.
14 — No
entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que
havia de vir.
15 — Mas
não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um,
morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só
homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 — E
não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de
uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas
ofensas para justificação.
17 — Porque,
se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a
abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus
Cristo.
18 — Pois
assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para
condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os
homens para justificação de vida.
19 — Porque,
como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim,
pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
HINOS SUGERIDOS
5, 75 e 432 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Compreender que o pecado de Adão
trouxe a morte, mas a morte de Jesus trouxe a vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo
I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
· I. Explicar que
o Éden foi o local criado por Deus para ser o habitat do
homem;
· II. Conhecer como
se deu a tentação de Adão e Eva;
· III. Compreender o
juízo de Deus sobre o pecado.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
No livro de Gênesis, encontramos no
capítulo três, um dos relatos mais tristes da história da humanidade, a Queda.
Mas Deus não foi pego de surpresa com o pecado de Adão e Eva, pois as
Escrituras Sagradas afirmam que desde a fundação do mundo a morte redentora de
Jesus, pela salvação da humanidade, já havia sido determinada (Ap 13.8). O
homem pecou de modo deliberado contra Deus, mas o Criador não o deixou entregue
à própria sorte. O Senhor providenciou a sua redenção. Com o pecado veio o
sentimento de culpa. O homem não sabe lidar com esse sentimento, pois não fomos
criados para o pecado, por isso, Adão culpou a Eva e o próprio Deus pelo seu
pecado de desobediência. É difícil aceitar a responsabilidade por nossos erros.
Sempre queremos encontrar um culpado.
O pecado além de afastar Adão da
comunhão com Deus, também introduziu as hostilidades e dificuldades no
relacionamento de Adão e Eva. O pecado continua a nos afastar de Deus e a
prejudicar os nossos relacionamentos.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Por algum tempo, Adão e Eva viveram a
mais completa ventura. Aquela harmonia, porém, estava para ser quebrada por uma
personagem sinistra e inimiga de todo o bem.
No entanto, se o Diabo supôs que a
obra divina achava-se arruinada para sempre, enganou-se, porque Deus, em seu
infinito amor, já havia elaborado, desde a fundação do mundo, o Plano de
Salvação para resgatar-nos do pecado.
A Queda de Adão haveria de ser
revertida por Jesus Cristo através de sua morte na cruz.
PONTO CENTRAL
"O homem pecou desobedecendo a Deus,
porém o Senhor já havia providenciado um Redentor."
I. O PARAÍSO NO ÉDEN
Após haver plantado um jardim, no
Éden, nele o Senhor colocou o homem que criara (Gn 2.8). Dali, caberia a Adão
governar o mundo como o representante de Deus na Terra. Ele tinha como tarefas
cultivar a Terra e guardar o jardim.
1. Cultivar a Terra. Adão deveria fazer a cultura da Terra (Gn
2.15). Ele não somente a cultivaria, como dela haveria de criar invenções,
utilidades, ciências e artes. Observemos que o Éden localizava-se numa região
abundante em ouro (Gn 2.11,12). Ao criar Adão, Deus o dotou de muitas
habilidades.
2. Guardar o Éden. Não podemos confundir a inocência de Adão com
incapacidade intelectual. Santo no corpo e na alma, nosso pai era sábio e
perfeitamente capaz de discernir entre o bem e o mal. Aliás, era mais
inteligente que nós. Por isso mesmo, Deus o incumbiu de guardar o Éden, pois
teria de enfrentar um inimigo mui astuto e sagaz.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Deus criou e preparou o jardim do Éden
para abrigar o homem.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“O jardim do Éden estava localizado
perto da planície aluvial do rio Tigre e do rio Eufrastes. Alguns acreditam que
estava localizado na região correspondente ao atual sul do Iraque; outros
sustentam que não há dados suficientes no relato bíblico.
Duas árvores do jardim do Éden tinham
importância especial. (1) A ‘árvore da vida’ provavelmente tinha por fim
impedir a morte física. É relacionada com a vida perpétua, em 3.22. O povo de
Deus terá acesso à árvore da vida no novo céu e na nova terra (Ap 2.7; 22.2).
(2) A ‘árvore da ciência do bem e do mal’ tinha a finalidade de testar a fé de
Adão e sua obediência e à sua palavra. Deus criou o ser humano como ente moral
capaz de optar livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou
desobedecer-lhe e rebelar-se contra a sua vontade” (Bíblia de Estudo
Pentecostal. RJ: CPAD, 1991, pp.34,35).
II. A TENTAÇÃO NO PARAÍSO
O Éden era um lugar perfeito. A
partir daí, a humanidade poderia multiplicar-se e espalhar-se por todo o
planeta, ampliando, em amoroso trabalho, o jardim que Deus plantara.
Infelizmente, nossos pais caíram na tentação do Diabo.
1. O agente ativo da tentação. A fim de induzir a raça humana ao pecado,
Satanás instrumenta um animal astuto e sagaz, a serpente (Gn 3.1). E, por seu
intermédio, dialoga com Eva levando-a à apostasia. Não podemos travar diálogos
com o nosso Inimigo, independente do meio que ele usar para nos convencer, pois
pecaremos contra Deus.
2. O agente passivo da tentação. Adão era o guardião do Éden. Todavia, não
soube como resguardar a esposa, que acabou sendo seduzida pelo Diabo. Iludida,
Eva pecou: “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e
agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu
fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3.6). Adão
e Eva deixaram-se levar pela concupiscência da carne, pela concupiscência dos
olhos e pela soberba da vida (1Jo 3.16). Adão e Eva pecaram de forma voluntária
e cônscia. Biblicamente, são os responsáveis pela introdução do pecado no mundo
(Rm 5.12).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Adão e Eva foram tentados por Satanás e
cederam à tentação.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“A raça humana está ligada a Deus
mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta. Satanás, porque sabia
disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando
dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus não estava falando
sério no que dissera ao casal. Noutras palavras, a primeira mentira proposta
por Satanás foi uma forma de antinominianismo, negando o castigo da morte pelo
pecado e apostasia. Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na
Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que
Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira
mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus,
sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a
condenação eterna.
Satanás, desde o princípio da raça
humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a Deus,
inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau. Os seres
humanos, na sua tentativa de serem ‘como Deus’, abandonam o Deus onipotente e
daí surgem os falsos deuses. O ser humano procura, hoje, obter conhecimento
moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da
Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou
mau” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.36).
III. O JUÍZO DE DEUS
Satanás enganou, mentiu e prometeu o
que nem ele mesmo possuía. O juízo de Deus, portanto, não tardaria a vir sobre
a serpente, sobre a mulher e sobre o homem.
1. Sobre a serpente. Devido à sua natureza, a serpente é um tipo
perfeito de Satanás: esperta, sagaz e oportunista (Ef 6.11). Agora, ela seria
obrigada a comer pó (Gn 3.14). Mesmo no Milênio, quando a natureza dos animais
for restaurada, ela não será redimida de sua degradação (Is 65.25).
Em seguida, Deus decreta a inimizade
entre a serpente e a mulher, como também a promessa da redenção: “E porei
inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te
ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Apesar da Queda, Eva
seria auxiliar de Deus. Veja suas declarações ao dar à luz Caim e Sete (Gn
4.1,25). Séculos mais tarde, Maria haveria de enaltecer o Eterno de Israel por
ter sido escolhida como a mãe do Salvador do mundo (Lc 1.46-56).
2. Sobre a mulher. A fim de punir a desobediência de Eva, o
Senhor torna-lhe a maternidade estressante e mui dolorosa. Não bastasse,
sujeita a mulher ao governo do homem: “Multiplicarei grandemente a tua dor e a
tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e
ele te dominará” (Gn 3.16; Ef 5.22,23).
Apesar da Queda, não são poucas as
filhas de Eva elogiadas por sua incomum virtude e cooperação no Reino de Deus
(Pv 31.10-30; 2Jo 1-13). Sara, Débora, Ester, Maria e Priscila são apenas
alguns desses belos exemplos.
3. Sobre o homem. Deus denuncia Adão como o responsável pela
Queda da humanidade. Conforme escreve o apóstolo Paulo, o pecado entrou no
mundo não por uma mulher, nem pelo Diabo, mas por intermédio de um homem (Rm
5.12). Por isso, o juízo divino recai com mais dureza sobre o nosso primeiro
genitor. E, por causa dele, a Terra faz-se maldita. Por causa de sua
desobediência a Deus, os dias de Adão e de seus descendentes seriam mais
trabalhosos. Seu sustento seria obtido com um trabalho mais árduo, e teria de
conviver com adversidades, e com o fim de sua própria existência: “No suor do
teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste
tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3.19). Adão viu, a duras
penas, o preço de se desobedecer a Deus e à sua Palavra.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O juízo de Deus veio sobre Adão, Eva e a
serpente.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Os pecados estão refletidos nas
punições, as quais foram aplicadas em partes. A serpente foi amaldiçoada. A
serpente posou como supremamente sábia, mas sua maneira de se locomover sempre
seria símbolo de tal humilhação. A frase ‘sobre o teu ventre’ não significa que
a serpente tinha originalmente pernas e a perdeu no momento em que a maldição
foi imposta, mas que seu modo habitual de locomoção tipificava seu castigo. A
frase ‘pó comerás’ é idiomaticamente equivalente a ‘tu serás humilhado’ (cf. Sl
72.9; Is 49.23), onde a frase ‘lamberão o pó’ tem claramente este significado.
O castigo envolveria inimizade, hostilidade entre as pessoas. A semente da
serpente, que Jesus relaciona aos ímpios (Mt 13.38,39; Jo 8.44), e a semente da
mulher, têm ambas sentido fortemente pessoal.
O castigo da mulher seria o oposto do
‘prazer’ que ela procurou no versículo 6. Ela conheceria a dor no parto, que é
bem diferente do novo tipo de vida que ela tentou alcançar pela desobediência.
Igualmente, a futura ligação do seu desejo ao seu marido era repreensão à sua
decisão de buscar independência.
Deus pôs uma maldição diretamente na
terra em vez de colocá-la no homem. Adão foi comissionado a trabalhar com a
terra, mas não seria por puro prazer” (Comentário Bíblico Beacon. Volume
1. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.40).
CONCLUSÃO
Deus não foi apanhado de surpresa
pela Queda de Adão, pois o Cordeiro, em sua presciência, já havia sido morto
desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Nossos primeiros pais, de fato, pecaram,
mas Deus prometeu redimir toda a humanidade pelo sangue de Cristo, pois Jesus
morreu por todos (Jo 1.29). Na genealogia de Jesus, registrada por Lucas, Adão
é chamado de filho de Deus (Lc 3.38). Maravilhosa graça!
Portanto, apesar da aparente vitória
do pecado, o Senhor Jesus, o segundo Adão, veio para resgatar-nos das mãos de
Satanás: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em Cristo” (1Co 15.22). Somente Jesus Cristo pode-nos resgatar do
pecado.
PARA REFLETIR
A respeito do livro de Gênesis:
A Queda foi um fato histórico e real?
Sim. Podemos ter tal certeza porque a Bíblia nos garante.
A serpente realmente falou?
Sim. Não se trata de uma parábola, mas de um fato histórico.
Que juízo recaiu sobre o homem e sobre a mulher?
Sobre a mulher: ela teria a sua dor na hora do parto multiplicada.
Também teria que se sujeitar ao governo do homem.
Sobre o homem: O trabalho de Adão seria misturado
com a dor.
Ambos sofreriam a morte física e foram expulsos do paraíso.
Por que Adão foi responsabilizado por Deus como o
principal responsável pela Queda da humanidade?
Porque ele havia recebido a ordem diretamente de Deus.
Deus foi surpreendido pelo pecado do homem?
Explique.
Deus não foi apanhado de surpresa pela queda de Adão, pois o Cordeiro,
em sua presciência, já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8).
Nossos primeiros pais, de fato, pecaram, mas foram prontamente redimidos pelo
sangue de Cristo, pois Jesus morreu por toda a humanidade (Jo 1.29).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Em sua clássica obra “Conhecendo as
Doutrinas da Bíblia”, o teólogo pentecostal Myer Pearlman destaca quatro pontos
fundamentais que marcam a história espiritual do homem. Veja o esquema abaixo:
Segundo Myer Pearlman, a Tentação,
desde o início, destaca ao ser humano que o caminho de obediência a Deus não é
fácil. Isso quer dizer que o ser humano terá escolhas a fazer nos termos de
Deuteronômio 30.15: “Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e
o mal”. A Tentação está prevista na perspectiva da impossibilidade de conter a
ansiedade de entrar em contato com o que foi proibido. Por isso, ela é sutil,
pois, pela sua sutileza, a natureza humana será envolvida em seus desejos e
vontades: nisto consiste a tentação.
Ao dizer “sim!” para a tentação e
colocá-la em prática, se estabelece no ser humano o estado de Pecado. Em
seguida, a culpa toma conta da sua consciência, ao ponto de o ser humano viver
num estado de cauterização em sua consciência, de modo que ele não mais atende
aos apelos do Espírito Santo: nisto consiste o estado da culpa.
Uma vez praticado o pecado, por
intermédio da tentação, e estabelecido o sentimento de culpa, instala-se, na
realidade humana, o Juízo.
No Éden, o Juízo se deu sobre a
serpente (de formosa e honrada, a um animal degradado e maldito), sobre a
mulher (multiplicação das dores de parto) e sobre o homem (comer com o suor do
rosto), constituindo, porém, o maior de todos os juízos: a morte física e a
morte eterna.
Entretanto, a história da humanidade
não seria para sempre condenada à terrível realidade de viver para sempre longe
de Deus. O Pai, por intermédio do Seu Filho, proveria um escape para redimir a
vida do ser humano: “Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse,
muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em
vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo
sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça
veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como,
pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela
obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.17-19).
FONTE: http://estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2015/2015-04-04.htm