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SEIFA- Seu Seminário Teológico

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segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A diferença entre o justo e o ímpio


Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. (Malaquias 3 : 18).

INTRODUÇÃO

Assim como o joio no meio do trigo os ímpios congregam junto com os justos. Como saber a diferença entre justos e ímpios; entre os que servem a Deus e os que não servem?

Por muito tempo julgamos aqueles que não comungam da mesma fé que a nossa ou não frequentam nenhuma igreja chamando-os de ímpios. Sim, há os ímpios que não conhecem a Deus e a Bíblia os trata assim (Salmo 10: 1 - 4). Porém, a pior classe de ímpios se encontra infiltrados no arraial dos santos, pois estes oram, cantam, conhecem e pregam a palavra, mas não põe em prática aquilo que ensinam. São ímpios porque conhecem a vontade de Deus, mas não se submetem a ela e principalmente na pratica da justiça. Esses ímpios também são conhecidos como injustos ou aqueles que praticam a iniquidade e que se ficarão de fora do reino de Deus se não mudarem de atitude. 

No sentido etimológico, ímpio é aquele que não pratica a piedade; é injusto; é desumano; é iníquo. No estudo de hoje veremos a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve.

I – A DIFERENÇA ENTRE JUSTOS E ÍMPIOS PECADORES

1 Entendendo a posição do salmista: O salmo 1 começa com o aconselhamento: Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios”Quem seriam esses ímpios? Pecadores de fora dos círculos religiosos como beberrões, homossexuais, assassinos, ladrões? Não! Esses ímpios de que trata o salmista são aqueles que estão em nosso meio, mas que não vivem uma vida de piedade e temor ao Senhor. São crentes que andam com a bíblia debaixo do braço, pregam e até se colocam como conselheiros de outros, mas que não vivem ou não praticam o que o santo livro ensina. Paulo escrevendo a Timóteo, fala que a atuação destes ímpios nos últimos dias resultaria em tempos trabalhosos para a igreja e nos aconselha a nos afastarmos destes, pois eles: “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te" (2Timóteo 3:5).

2 No exemplo de Noé e sua família: A bíblia diz que Noé eram homem justo em sua geração, pois ele andava com Deus (Gênesis 6:9 ; 7:1). Quando os filhos de Deus se envolveram com as filhas dos homens geraram filhos ímpios. Por causa disso a maldade do homem se disseminou sobre a terra corrompendo-a e enchendo de violência. Então o Senhor determinou exterminar todos os viventes, mas Noé encontrou graça aos olhos de Deus. Por sua integridade e justiça diante de Deus, Noé foi preservado junto com sua família do cataclismo que exterminou a vida no planeta (2Pedro 2:5).

3 No exemplo de Ló: Ló era sobrinho de Abrão e, por muito conviver com seu tio aprendeu a viver na prática da justiça. Ló escolheu habitar em uma cidade que mais tarde se corrompeu e sofreu o juízo divino pelo fogo. Quando Deus determinou exterminar os ímpios moradores daquelas cidades, Abrão lhe questionou se Ele destruiria o justo com o ímpio. Deus lhes respondeu que se houvesse cinquenta justos pouparia toda a cidade por amor aos justos. Por intercessão de Abrão, o Senhor declarou que se encontrasse dez justos na cidade não a destruiria por amor aos dez, mas só havia Ló e sua filhas (Genesis 18 : 23 – 32). Pedro declarou em sua segunda epístola que o que aconteceu em Sodoma ficaria como exemplo para quem quisesse viver impiamente, mas que livraria os justos assim como livrou Ló (2Pedro 2: 6 - 15).

4 No exemplo de Daniel (Daniel 6: 1 - 28): Daniel encontrava-se em Babilônia, onde fora levado cativo por Nabucodonosor, quando este destruiu Jerusalém. Quando Dario o persa assumiu o reino, decidiu constituir cento e vinte príncipes e sobre eles três presidentes, entre eles Daniel. Por sua justiça e fidelidade Deus o exaltou a ponto de Daniel se sobrepujar sobre os demais, levando o rei a pensar em constituí-lo sobre todo o seu reino. Isso causou a inveja dos outros dois que então procuraram ocasião para acusar Daniel de algum crime, mas não encontraram nele culpa alguma. Então, ardilosamente procuraram algo na própria lei de Deus que Daniel defendia. Aproveitando a vaidade do rei elaboraram um decreto, onde todo aquele que durante trinta dias fizesse alguma petição a algum deus que não fosse para o rei, este deveria ser lançado na cova dos leões. Sem saber que isto era uma armadilha contra o fiel Daniel o rei assinou o decreto. Embora fosse um edito real, Daniel não obedeceu e por causa disso foi condenado a morte na cova dos leões. Mas Deus honrou sua fidelidade e fechou a boca daquelas feras durante toda a noite. Pela manhã o rei foi a cova e viu o milagre de Deus na vida do justo Daniel. Então ordenou que se trouxessem os acusadores de Daniel com suas famílias e estes foram jogados na cova. Os leões nem deixaram estes cair no chão e foram logo os despedaçando.

II ÍMPIOS NO MEIO DO POVO DE DEUS

1 A prevaricação de Judá (Jeremias 5: 1 - 9). A tribo de Judá estava prestes a sofrer o juízo de Deus por causa de suas prevaricações. O capítulo cinco do livro do profeta Jeremias mostra a indignação de Deus contra o seu povo que se desviou da verdade e da justiça. A situação estava tão séria que o Senhor chega a fazer um apelo para que se procure pelas ruas e pelas praças de Jerusalém alguém que praticasse a justiça e a verdade, pois Ele estava disposto a dar-lhe o perdão. Não tinha nenhum. Deus então vai falar com os grandes, isto é, entre os reis, sacerdotes e profetas, mas estes juntamente quebraram o jugo, e romperam as ataduras (Verso 5). Por eles haverem tomado o caminho da impiedade, o juízo seria inevitável. “Deixaria eu de castigar por estas coisas, diz o SENHOR, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta?” (verso 9).

2 Porque ímpios se acham entre o meu povo (Jeremias 5 : 26). Mesmo com inúmeras advertências e promessas de punição, o povo mantém-se rebelde a voz do Senhor e então, Deus mostra-lhes seus pecados e afirma que ímpios se acham entre o seu povo. Em seguida, o Senhor declara a ação destes: a)  Armavam laços e armadilhas para prenderem os homens (Verso 26). Jesus falou que esses tipos de ímpios até visitam os necessitados, mas com segundas intenções (Marcos 12 : 40). E Paulo confirma as palavras de Jesus(2Timóteo 3 : 6). b) Enganam as pessoas com o fim de enriquecerem e se engrandecerem (Verso 27). c) Com isso engordavam-se e manchavam suas vestes (tornavam-se nédios), ultrapassavam até os feitos dos malignos (pecadores de fora) e nisso prosperavam, mas não praticavam a justiça divina, que consistia em julgar a causa das viúvas e atender o direito dos necessitados (Verso 28). Este também foi o pecado dos sacerdotes no tempo de Malaquias (Malaquias 3 : 5).

Deus considera a ação desses ímpios como coisa espantosa e horrenda e promete castigar, punir e vingar os justos que são vítimas dos tais. O texto termina mostrando que a ação desses ímpios é fortalecida pelas mensagens dos falsos profetas, pelos quais os sacerdotes dominavam e o povo assim acreditava. (versos 30, 31).

3 Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio (Malaquias 3 : 18).Por intermédio de Malaquias o Senhor estava dando uma resposta ao questionamento de alguns judeus que  haviam tomado o caminho da impiedade, primeiramente pelo mau exemplo dos sacerdotes e depois se embasando na vida de pecadores que não obstante levarem uma vida desregrada e alheia a vontade de Deus prosperavam (Malaquias 3 : 15). Daví certa vez se sentiu assim ao ponto de quase desviar-se (Salmo 73 : 2, 3). Mas entre os infiéis, haviam aqueles que eram justos e temiam ao Senhor e mutuamente se aconselhavam e o Senhor atentou para eles, prometendo que eles seriam seu tesouro particular e que no dia do juízo vindouro seriam poupados como um pai poupa a seu filho (Malaquias 3 : 16, 17). O escritor aos hebreus nos aconselha a fazermos o mesmo:  "Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (Hebreus 3 : 11, 12).

CONCLUSÃO

O evangelista Mateus registrou as palavras de Jesus no que diz respeito a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve, conforme esta no capítulo 7 e versos 21 a 23 que diz:

21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Atualmente muitos professam o nome de Cristo e alegam servi-lo. Em parte julgamos se isso é assim mediante os frutos que produzem. Mas existem outros que somente se verá a diferença no momento em que a igreja for arrebatada, pois os justos subirão, mas os ímpios ficarão.

Deus nos ajude em nossa caminhada a sermos justos e praticarmos a justiça para não sermos confundidos naquele glorioso dia. Amém.
  
Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará

FONTE: http://crentefeliz.blogspot.com.br/2014/05/a-diferenca-entre-o-justo-e-o-impio.html

Conservador? Eu?!

As pessoas gostam de rótulos. Umas perguntam o que eu sou. Evangélico? Protestante? Calvinista? Outras não perguntam, já dizem logo: burguês, opressor, alienado, coxinha. Já ouvi de tudo.
Um dia, porém, alguém me chamou de “conservador”. Eu não sabia o que era isso, mas pareceu-me melhor do que outro rótulo que já haviam me colocado: “reacionário”.
Para conversar com as pessoas que insistiam em me tratar dentro de algum grupo ao qual elas julgavam que eu pertencesse, tive que ir estudar o que, de fato, essas palavras queriam expressar. Não dá para se lançar ao mar sem saber nadar, não é?
Muitas vezes, por usarmos as mesmas palavras, acreditamos que damos o mesmo conteúdo a elas, quando, na verdade, o outro está falando de outra coisa que não tem nada a ver com o que você está discutindo.
Não só palavras enganam, mas também são mal usadas!
Um exemplo muito simples é a palavra “Jesus”, que para Mórmons, Testemunhas de Jeová, Muçulmanos e Espíritas não se referem ao mesmo conteúdo que a tradição judaico-cristã nos legou.
Outro exemplo. “Justiça”, “igualdade”, “pecado”, “liberdade”, “novos céus e nova terra” que, para teólogos da Teologia da Missão Integral, os autointitulados “teólogos da práxis”, são palavras e expressões que têm um conteúdo radicalmente diferente do atribuído pela tradição judaico-cristã.
Palavras são assim: dependendo de quem as use, podem até significar um xingamento! É o caso da palavra “conservador”. Estudando, descobri que há vários “conservadorismos”.
Todavia, o que eu identifiquei como o mais interessante, pelo menos como ponto de partida para aprender mais sobre essa palavra, foi o conservadorismo de Edmund Burke (autor de “Reflexões sobre a Revolução em França”): que se apresenta, antes de tudo, como uma resposta antirrevolucionária e antiutópica.
Em outras palavras, os novos céus e a nova terra não serão instaurados pela revolução sangrenta, pelo rompimento com o passado e pela crença de que alguém sabe o que é melhor para mim e imporá sua “sabedoria” por força do Estado.
Compreendendo o que eu disse acima, também fica fácil desassociar o conservadorismo do movimento reacionário, que é o extremo oposto do espírito revolucionário e que se apresenta como uma idolatria ao passado, buscando enrijece-lo a todo custo.
O conservadorismo de Edmund Burke não é um apelo a uma suposta época de ouro de um passado longínquo, mas, como coloquei no último artigo que escrevi, é uma abertura às mudanças, às reformas necessárias, sem ruptura traumática e irracional com a herança que a Tradição nos ofereceu de melhor.
Assim, percebo como que discursos revolucionários (no pior sentido da palavra) como o da TMI do Ariovaldo Ramos podem enganar pelas palavras que usam, mas que, para o cristão atento, logo se vê que os conteúdos não são bíblicos.
O vídeo (aqui) é um exemplo maravilhoso de tudo o que o pensamento marxista na base da teologia de uma pessoa é capaz de fazer: inversão de valores bíblicos, distorção de conteúdo de palavras e da história, rompimento com o passado, a defesa de que Marx é quem leu a Bíblia e a compreendeu melhor que os teólogos cristãos, fobia teológica a tudo o que é “gringo”, aquele mesmo espírito do “nunca antes na história deste país” (no caso, da América Latina) e muito mais.
Você descobrirá, assistindo ao vídeo, uma informação surpreendente: Marx rompeu com Deus não por que ele se revoltou contra o Deus da Bíblia, mas porque Marx se revoltou com os teólogos do seu tempo (“gringos” para Ariovaldo)! E Ariovaldo se coloca ao lado de Marx e diz que também tem vontade de romper com esses teólogos.
Aliás, você verá no vídeo que o velho marxismo continua o mesmo: no final, os teólogos “gringos” são julgados por Ariovaldo, que dá sua sentença a eles: “eles estão indo para um lugar bastante acolhedor, muito quente”! Chamo isso de xenofobia teológica.
Esta é uma das muitas dicotomias – o bem e o mal – que caracteriza a mentalidade revolucionária marxista aplicada ao Evangelho. O que for “gringo” é mal, destinado ao inferno. O que for latino-americano é bom, destinado à libertação.
No resumo da ópera, o discurso do Ariovaldo revela que a TMI não veio apenas libertar as pessoas oprimidas pelo inferno do “sistema”, mas a TMI veio libertar a própria Igreja Brasileira e Latino-americana da opressão da Teologia “gringa”!
Nem tudo que reluz é ouro. Nem tudo que se esconde sob os rótulos de “gospel”, “de Jesus”, “evangélico”, “reformado”, “cristão” têm o mesmo conteúdo construído pelo cristianismo histórico posto à prova nos últimos quase dois milênios.
Enfim, se quem, naquela primeira vez, me chamou de conservador o fez no sentido que eu tratei aqui neste texto, agradeço, porque este que aqui vos escreve não pode abdicar da característica que se vê mais defendida por Edmund Burke: o direito de pensar.
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.
FONTE: http://artigos.gospelprime.com.br/conservador-eu/

Entendes o que lês?

Há alguns anos (20 anos para ser mais preciso), entro em salas de aula para trabalhar interpretação de texto. Os meus alunos vão desde o Ensino Fundamental, passando pelo EJA, até alunos já com algum curso superior ou de outras línguas e culturas. E confesso que não é nada fácil.
Ler, compreender, interpretar e explicar a outro aquilo que foi lido são os grandes desafios que têm impingido derrota à Escola brasileira nas últimas décadas.
O Brasil aparece em rankings mundiais de leitura (aqui) sempre nos últimos lugares, atrás até mesmo de países como o Irã e o Uruguai. Outros relatórios mundiais, como o Pisa, colocam o país na 55ª posição do ranking de leitura, abaixo de países como Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia!
Obviamente, como interpretação é tudo, não só a disciplina de português, mas todas as demais também naufragam nesse oceano de símbolos, signos e códigos. Veja a última aqui:  pouco mais de 56% dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas não conseguem, por exemplo, sequer ler as horas!
Por tudo isso e muito mais, não é de surpreender que o MEC assine o próprio atestado de incompetência, quando divulga tragédias como a de que uma em cada cinco crianças de oito anos não sabe ler frases (veja aqui). O que me intriga é ver que ninguém percebe que as informações não publicadas são muito mais estarrecedoras do que essas que vêm a público.
O que nunca está dito nessas reportagens é sobre o imenso número daqueles que até sabem ler (pois isso é uma atividade mecânica), mas não compreendem o que leem: são aqueles “leitores” que não entendem que há significado no texto. E, só para piorar, se eu ainda somar esses que leem, mas não entendem, aos que não conseguem comunicar ao outro a informação lida, como é que ficariam essas tais estatísticas?
Viu agora como o problema da leitura no Brasil é muito pior do que o que vêm a público?
Na maioria das escolas brasileiras, faça a experiência você mesmo, temos crianças no quinto ano do Ensino Fundamental que, lendo bem, ao serem chamadas a explicarem o que leram, hesitam e não dão conta.  A consequência disso é uma Escola que “vai passando” esse aluno de ano até que o êxodo universitário seja outro índice vexatório entre nós.
Graças a Deus por vivermos num sistema capitalista em que o mercado nos livra de sermos obrigados a nos submeter aos péssimos profissionais que foram “formados” por faculdades que “baixaram” o nível de exigência para mascarar o fracasso de nossa educação.  E os que não tem outra solução a não ser aceitar a “imposição democrática” da prestação de serviços estatais de saúde e educação?
O que quero neste artigo é chamar a sua atenção para as consequências danosas de uma Igreja que não lê e eu não estou aqui me referindo apenas à leitura da palavra escrita, mas até mesmo à compreensão de textos orais e visuais. Eu estou falando de interpretação. Portanto, entre esses que leem, mas não entendem, como esperar que preguem com fidelidade? Lembrou de alguma coisa? Eu lembro do texto de Romanos:
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” (Romanos 10:14,15).
O fato é que a Igreja precisava investir mais nas ovelhas e nos pastores que não têm entendido o que leem. Somos o “povo do Livro”, mas, vergonhosamente, muitos sequer leem o Livro. E, quando leem, leem mal. E entre esses que leem mal  estão os que vão sair para evangelizar. Assim, não é de surpreender que milhares no Brasil têm sido engolidos pelos falsos mestres, lobos vorazes de ovelhas que não conseguem examinar suas próprias Bíblias (Atos 17:11) .
Antigamente, havia denominações evangélicas no Brasil que, ao lado da Igreja que plantavam, erguiam um hospital e uma escola para atingir a sua comunidade. Hoje em dia – um escândalo! – boa parte das novas igrejas sequer oferece Escola Bíblica Dominical e aquelas que oferecem, infelizmente, encontram-se vazias…
Num país com tão graves problemas educacionais, é óbvio que a Igreja também seria atingida. Acredito que é responsabilidade da Igreja – responsabilidade minha e sua – ajudar as ovelhas (e pastores) para que todos possamos aprender a ler e escrever melhor. A Igreja precisa (re)assumir a sua missão educacional.
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.
FONTE: http://artigos.gospelprime.com.br/entendes-o-que-les/

Cantora com câncer terminal glorifica a Deus em “último show”

A cantora Bola Taylor e seu marido Ken fazem um trabalho missionário no Japão há duas décadas. Eles fundaram o ministério Hallelujah Gospel Family e além de evangelizar, fazem apresentações musicais de jazz e música gospel.
Hoje (21), os Taylor farão seu último show em Tóquio. Tudo foi transmitido pela internet. Trata-se da despedida de Bola. Ela faz tratamento para um câncer terminal e não tem muito tempo de vida. Os médicos lhe deram algumas semanas. O material foi gravado e já está disponível.
A cantora usou as redes sociais para explicar que no seu caso não existe operação ou tratamento humano que lhe dê esperança de cura. Ela vem se submetendo a sessões frequentes de quimioterapia desde fevereiro.
Taylor afirma estar grata a Deus pelos anos vividos e tem experimentado uma paz que “só pode vir de Deus”.  “Ele me poupou, permitiu-me entrar na fase de aceitação, sem dramas.  Ainda creio em um milagre”, escreveu Taylor.  “Se o Senhor decidir me curar, não tenho nenhuma dúvida de que ele pode fazer isso”.
Mesmo assim, ela fará seu show de despedida louvando a Deus com uma série de músicas que falam de seu amor e cuidado.
“Eu sei onde para estou indo. É melhor vocês terem certeza que vão para lá também”, escreveu no Facebook, deixando uma mensagem para os fãs.
“Minha oração é que eu tenha vivido de acordo com o plano de Deus. Quando eu morrer quero mostrar às pessoas a confiança que podemos ter quando Jesus é nosso Redentor. Ele está preparando um lugar para mim e estou me preparando para seguir no caminho para a Glória! Estou animada!”. Com informações de Huffington Post
FONTE: http://noticias.gospelprime.com.br/cantora-cancer-terminal-glorifica-ultimo-show/