Lições Bíblicas CPAD
Adultos
Adultos
4º Trimestre de 2015
Título: O começo de
todas as coisas — Estudos sobre o livro de Gênesis
Comentarista: Claudionor de
Andrade
Lição 3: E Deus os
criou homem e mulher
Data: 18 de
Outubro de 2015
TEXTO ÁUREO
“E de um só fez toda a geração dos
homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já
dantes ordenados e os limites da sua habitação” (At 17.26).
VERDADE PRÁTICA
Deus nos criou à sua imagem e
semelhança, para que o amemos e vivamos para a sua glória.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — At 17.26
No princípio Deus criou a raça humana
Terça — Ml 2.10
Deus nos fez; logo, somos todos
irmãos
Quarta — Gn 1.27
O homem e a mulher são obras primas
da criação de Deus
Quinta — Hb 2.7
Deus nos criou menor do que os anjos
Sexta — Sl 100.3
Que toda a Terra saiba que Deus é o
Criador
Sábado — Sl 95.6
Louvemos ao nosso Criador, pois só
Ele é digno de receber o louvor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 2.7,18-24.
7 — E
formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego
da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18 — E
disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora
que esteja como diante dele.
19 — Havendo,
pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus,
os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a
toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 — E
Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo;
mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 — Então,
o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma
das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 — E
da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a
Adão.
23 — E
disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será
chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 — Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma carne.
HINOS SUGERIDOS
210, 216 e 219 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Evidenciar o fato de que Deus criou o
homem e a mulher.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo
I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
· I. Apresentar a
maneira como o homem foi criado;
· II. Conhecer como
se deu a criação da mulher;
· III. Explicar a
constituição do casamento.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, aproveite a aula
de hoje para mostrar, mediante o relato bíblico da criação, que não somos o
resultado da evolução de uma espécie. Diante de tantas teorias falsas a
respeito da origem da vida humana, podemos perceber a relevância do tema da
aula de hoje para a edificação da nossa fé. Temos um Criador que nos formou e
nos dá a vida. Ele cuidadosamente preparou o Éden para receber o ser humano, a
mais significativa das suas obras. Homem e mulher foram criados à imagem de
Deus. A mulher tem a mesma natureza que o homem, embora fisicamente seja um ser
distinto. Tanto o homem como a mulher possuem características próprias do
Criador, tais como: o amor pelo belo (Gn 2.9), prazer pelo trabalho
significativo (Gn 2.15), responsabilidade moral (Gn 2.16,17) e ambos se
complementam por intermédio do casamento. Que a cada dia das nossas vidas
venhamos a glorificar aquEle que nos formou e nos dá a vida.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Deus não criou o ser humano por mero
acaso ou capricho. Fomos chamados à existência como resultado de um desígnio
eterno da Santíssima Trindade: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a
nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e
sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a
terra” (Gn 1.26).
Ao contrário do evolucionismo, que vê
o homem como um simples fenômeno biológico, o Criacionismo Bíblico mostra-o
como a concretização da vontade de um Deus amoroso, sábio e justo.
PONTO CENTRAL
" Homem e mulher foram criados à imagem e
semelhança de Deus. "
I. COMO O HOMEM FOI CRIADO
O homem é da Terra e a Terra é do
homem. A este planeta estamos intimamente ligados. Não podemos fugir a este
solo, pois dele o Senhor nos chamou à vida, e para ele haveremos de voltar.
1. A matéria prima do homem. Deus escolheu o pó da Terra para modelar o
homem. Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento,
porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o
seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a
sua imagem e semelhança.
O próprio Deus criou o homem, a coroa
da criação. E usou o pó da Terra para criar-nos, pois nela vivemos e dela nos
alimentamos. Nenhum outro solo, a não ser o da Terra, serviria para dar-nos
forma.
2. O sopro divino. Após formar o homem do pó da terra, e nele
imprimir a sua imagem, sopra-lhe Deus as narinas, tornando-o alma vivente (Gn
2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos, de maneira que, embora pó e
cinza, possuímos uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará (Ec 12.7; 1Ts
5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vai-nos a eternidade (Ec 3.11).
3. Adão, um ser imortal. Deus não criou o homem para que viesse a
morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortal (Gn 2.17). Se Adão e Eva não tivessem
pecado, ainda estariam vivos, e nós não precisaríamos conviver com a morte.
4. A missão do homem. Adão foi criado com uma tripla missão:
governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e, especificamente, para
guardar o jardim que o Senhor plantou no Éden (Gn 1.26; 2.15). O trabalho, por
conseguinte, já fazia parte da vida humana antes mesmo da Queda. A partir do
Éden, o homem deveria estender a civilização até aos confins do planeta, para
que o Senhor fosse magnificado eternamente por seus filhos.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
O homem foi criado do pó da Terra e
recebeu de Deus o fôlego da vida.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
“‘Adão’ é uma palavra hebraica, o
nome do primeiro homem, mas também é o termo bíblico para humanidade. O homem
sozinho foi direta e indiretamente formado pelo Senhor, que lhes deu o fôlego
da vida (2.7); criado à imagem e semelhança de Deus (1.26,27); dado a ele o
direito de governar a criação como representante de Deus (1.26,28-30);
moralmente responsável para obedecer às ordens de Deus; e dado uma natureza que
requer intimidade, relacionamento com Deus e as pessoas” (RICHARDS, Lawrence. Guia
do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo
por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
II. A CRIAÇÃO DA MULHER
O último dia da criação foi pleno de
atividades: a criação do homem, o estabelecimento de suas tarefas, a nomeação
dos animais, a feitura da mulher e, finalmente, a instituição do casamento.
1. A solidão do homem. Para completar a felicidade de Adão e por fim
à sua solidão, Deus criou Eva, nossa mãe. O Pai, na formação da mulher,
simplesmente declara: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma
auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18 — ARA).
A matriz da raça humana, enfim,
estava completa. Agora, homem e mulher haveriam de se propagar, multiplicar-se
e espalhar-se por toda a Terra.
2. A criação da mulher. Na criação de Eva, Deus atuou como
anestesista, cirurgião e geneticista.
a) Anestesista. Antes de tudo, Deus seda o homem, para que este
adormeça profundamente (Gn 2.21). E, assim, o Senhor dá início, bem ali no
Éden, a uma ciência que só viria a ser descoberta alguns milênios mais tarde: a
anestesiologia.
b) Cirurgião. Ato contínuo, o Criador submeteu Adão a uma
intervenção cirúrgica: “e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu
lugar” (Gn 2.21). A operação foi tão perfeita que incluiu uma plástica. Somente
aquele que nos conhece a estrutura haveria de praticar uma medicina tão
perfeita (Sl 103.14).
c) Geneticista. Como última etapa da cirurgia, o Senhor extraiu
de Adão uma de suas costelas. E, desta, formou a mulher (Gn 2.22). Tinha início
a engenharia genética. Nesse processo, Deus vai além da mera clonagem: traz à
vida um ser autônomo e cônscio de si.
3. A principal característica moral
da mulher. Deus criou Eva, a fim de que
ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o com sabedoria e prudência. A
idoneidade da mulher é pormenorizada em Provérbios 31. Diante de sua
companheira Adão compõe um poema: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da
minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn 2.23).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
A mulher foi criada a partir da costela
de Adão o que mostra que ambos têm a mesma origem, o pó da Terra.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
1. “Tanto
o homem quanto a mulher foi uma criação especial de Deus, não um produto da
evolução. O homem e a mulher, igualmente foram criados à ‘imagem’ e
‘semelhança’ de Deus. À base dessa imagem, podiam comunicar-se com Deus, ter
comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e
santidade. Eles fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-o. Eles tinham
semelhança moral com Deus, pois não tinham pecado, eram santos, tinham
sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o certo (Ef
4.24). Viviam em comunhão pessoal com Deus, que abrangia obediência moral e
plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi
desvirtuada. Na redenção, os crentes devem ser renovados segundo a semelhança
moral original. Adão e Eva possuíam semelhança natural com Deus. Foram criados
como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e
livre-arbítrio. Em certo sentido, a constituição física do homem e da mulher
retrata a imagem de Deus, o que não ocorre no reino animal. Deus pôs nos seres
humanos a imagem pela qual Ele apareceria visualmente a eles e a forma que seu
Filho um dia viria a ter. O fato dos seres humanos terem sido feitos à imagem
de Deus não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior
e dependente de Deus. Toda a vida humana provém inicialmente de Adão e Eva” (Bíblia
de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1991, p.33).
2. “Uma
linda tradição judaica observa que Deus não tirou Eva do pé de Adão, para que
ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. Em
vez disso, Deus tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem
caminhar ao longo da vida” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo.
10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
III. A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO
O Senhor não permitiu que o homem,
instintiva e levianamente, se ajuntasse à sua mulher. De forma solene, une-os
através do casamento, decretando: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua
mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). Estas,
pois, são as características do casamento: monogâmico, heterossexual e
indissolúvel.
1. Monogâmico. O primeiro ideal do casamento é a monogamia:
um homem para uma única mulher, e uma mulher para um único homem. Infelizmente,
não demoraria a aparecer o primeiro caso de poligamia (Gn 4.19). Depois de
Lameque, o costume generalizou-se, contaminando até varões piedosos como Jacó,
Gideão e Davi (Gn 29.21-30; Jz 8.30; 2Sm 3.1-5). O mais notório dos polígamos
foi Salomão (1Rs 11.1-7). Tal costume, que não era aprovado, mas
temporariamente tolerado por Deus, sempre acabava por acarretar sérios
problemas domésticos (1Sm 1.1-6).
A monogamia foi plenamente ratificada
por Jesus e pelos apóstolos (Mt 19.4-6; 1Tm 3.2). Por isso, hoje a poligamia
não tem lugar na Igreja de Deus.
2. Heterossexual. A heterossexualidade é o segundo ideal do
casamento (Gn 2.24). Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher:
ambos se completam (1Co 11.11,12). Portanto, o homossexualismo, quer masculino,
quer feminino, é uma abominação aos olhos do Criador (Lv 18.22; Rm 1.26).
3. A indissolubilidade. Finalmente, o terceiro ideal do casamento é a
indissolubilidade (Mt 19.6). O casamento só pode ser dissolvido em três
circunstâncias: morte (Rm 7.2,3), infidelidade (Mt 19.9) e abandono (1Co 7.15).
No caso de traição conjugal, se houver guarida para o perdão, este não deve ser
ignorado.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Deus instituiu o casamento monogâmico,
heterossexual e indissolúvel.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, para introduzir o tópico a
respeito do casamento, faça a seguinte indagação: “O que significa ser
adjutora?” Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Em
seguida, explique o seu real significado de acordo com Lawrence Richards: “A
frase ‘adjutora’ tem sido frequentemente mal-entendida e usada para manter uma
visão distorcida do casamento. A palavra no original, ezer, significa ‘um apoio’, ‘uma
ajudadora’, ou ‘uma assistente’. Isso não implica subordinação, pois a mesma
palavra é usada para descrever Deus como auxílio do homem. O conceito
decididamente sustenta as características da mulher como ajudadora. Somente uma
que é ‘osso dos meus ossos e carne da minha carne’ poderia, de fato, ir ao
encontro da mais profunda necessidade de outro. Na sua original concepção,
então, o casamento era a união de um homem e uma mulher, iguais perante Deus,
que se completavam por meio do respeito de um para com o outro, comprometidos
com a ajuda mútua” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma
Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ:
CPAD, 2012, p.26).
CONCLUSÃO
Em meio a tantas mentiras e falsas
teorias, apregoemos com urgência que Deus criou o homem à sua imagem e
semelhança. Não somos produto de nenhum processo evolutivo, mas de um ato
criativo de Deus. O ser humano, criado no sexto dia, tem a obrigação de
glorificar o Autor e Preservador da vida.
PARA REFLETIR
A respeito do livro de Gênesis:
Em que dia da obra divina o homem foi criado?
O homem foi criado no sexto dia.
Por que Deus criou o ser humano?
O homem foi criado para uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o
solo e guardar o jardim que o Senhor plantara.
Qual a principal característica da mulher em
relação ao esposo?
A principal característica moral da mulher esta no fato de que Deus
criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o.
Quais as características do casamento?
As principais características são: monogâmico, heterossexual e
indissolubilidade.
Por que é importante conhecermos esta verdade?
Pelo fato de que existem muitas falsas teorias e mentiras a respeito da
origem da vida humana e do casamento.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Qual a origem do homem?
É a grande pergunta da filosofia, da
ciência e da religião. É a pergunta que nenhum postulado chegou a responder
satisfatoriamente esta perguntra, no que diz respeito aos seus mínimos
detalhes. A Teologia, a partir dos seus postulados sistemáticos, tenta dar
conta da origem da vida em seus detalhes. A filosofia, com suas divagações e
argumentações lógicas e complexas, realiza uma das mais bem elaboradas
respostas, dentro da capacidade humana, para se chegar a bom termo sobre o
início da vida humana, mas igualmente insatisfatória. A ciência, com a
tecnologia, experiências em laboratórios e grandes postulados de seus teóricos,
procura perscrutar ao máximo o mistério da vida.
Entretanto, no fim de todas as
coisas, a palavra aos Hebreus é definitiva para quem crê: “Pela fé, entendemos
que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que
se vê não foi feito do que é aparente” (Hb 11.3). Imaginemos se fosse possível
explicar adequadamente a origem da vida, como se deu e se desenvolveu? Ainda
assim, o “start” (início) de todas as coisas ficaria sem explicação para
os cientistas, pois a ciência apenas tem a possibilidade de explorar o mundo
material; o que é transcendental, e até mesmo o quântico, ela não consegue
prescrutar. A fé, como expõe o escritor aos Hebreus, afirma que “os mundos”
foram criados por Deus; isto é, tudo — não só a terra, mas o que está
completamente fora do alcance do olhar humano — foi criado por Deus.
Por isso, não podemos ter uma posição
excludente entre a fé e a ciência. Gênesis não é um livro de ciência, mas de
fé. Ali Deus revelou ao ser humano o início de todas as coisas. O que cabe à
ciência? Pesquisar e explorar o aspecto material dessa criação divina, e
reconhecendo os seus próprios limites, como os primeiros grandes cientistas da
humanidade, que foram cristãos e, ao mesmo tempo, grandes cientistas. Caro
professor, ao fi nal da aula, com o auxílio da tabela abaixo, realize uma
atividade reflexiva, levando em conta as seguintes questões:
FONTE: http://estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2015/2015-04-03.htm